Retirar os dentes do siso pode evitar problemas na arcada








Dente do Siso  tratamentos para evitar a dor

A retirada do dente do siso é vista como tabu pela maioria das pessoas devido ao medo do procedimento, de dentista ou por simples falta de informação sobre o assunto. O que essa parcela significativa desconhece é que a não-extração do siso pode acarretar em problemas ainda mais graves do que passar pela cirurgia no momento adequado. Em grande parte dos casos, os dentes inclusos acabam por desestabilizar a arcada dentária, principalmente a inferior, em função da curva de erupção.

Luiza Bernardo, 22, estudante de fisioterapia, recentemente teve um parecer quanto à disposição de sua arcada dentária. Há dois anos os incisivos de Luiza começaram a entortar, sendo que o esquerdo estava encavalando sobre o direito. Os constantes adiamentos para a cirurgia do siso culminaram com o inevitável: a extração agora será seguida da colocação de aparelho fixo odontológico. Neste caso, adiar a extração do siso somente agravou o quadro dentário.

Segundo o cirurgião dentista Leonardo G. Gaspar, da Clínica J.C. Gaspar, em São Paulo, as técnicas cirúrgicas para remoção do dente de siso evoluíram muito e não existe mais motivo para evitar a extração. "O paciente não pode - e não deve - sofrer nem antes, nem durante nem depois da remoção do dente de siso", afirma

Atualmente, não há motivos para temer a retirada do dente em razão da tecnologia empregada na radiografia bucal. Hoje, o especialista pode avaliar por meio de tomografias tridimensionais a posição exata do dente e sua relação anatômica com a passagem dos nervos, inclinação das raízes etc. "Tudo isso já serve para minimizar os efeitos do procedimento e reduzir também consideravelmente o tempo de cirurgia", lembra Gaspar.

De acordo com o especialista, o momento ideal para remoção do siso é quando as raízes ainda não foram completamente formadas, pois isso vai evitar maior dificuldades durante o procedimento, como a quebra do dente em partes menores.

Programado biologicamente para nascer aos 18 anos (ou próximo a isto), o siso tem encontrado empecilhos para surgir. O problema com o 3º molar (ou siso) decorre da alimentação infantil inadequada: calcada basicamente na ingestão de alimentos líquidos e semi-sólidos (conhecida como geração "Danoninho"). Afinal, o maior estímulo de crescimento do osso maxilar é a mastigação eficiente na idade de crescimento, o que se encontra cada vez mais raro. Por isso, o crescimento fica em débito e conseqüentemente o último dente (dente do siso) é o mais prejudicado.

Uma ajuda bem-vinda para lidar com o medo de dentista é um recurso adicional para atenuar as dores da extração: o uso da anestesia. "Para esse procedimento cirúrgico pode-se usar, além da anestesia convencional, a sedação consciente nos pacientes muito ansiosos, ou que têm muito medo da cirurgia. Esse tipo de sedação faz baixar o nível de tensão do paciente, permitindo um trabalho mais tranqüilo e sem angústia para ele e também para o cirurgião", destaca Leonardo. O especialista lembra também que, mesmo com uma cirurgia tranqüila, o paciente deve seguir as instruções de repouso, gelo, alimentação leve, cuidado com higienização e tomar a medicação adequada.





Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário