A profissão Odontologia







http://www.brasilescola.com/imagens/odontologia/dentista.jpg

Cuidar da saúde bucal, desde a mastigação até a estética, é a função do profissional formado em Odontologia. A carreira, ainda ligada à imagem do dentista de jaleco branco e dono de seu próprio consultório, assiste a uma mudança de perfil: com a criação de projetos governamentais, o setor público têm atraído cada vez mais profissionais.

O curso intercala disciplinas teóricas com práticas laboratoriais e clínicas. Os conteúdos incluem anatomia humana, biologia celular, patologia, próteses, cirurgia, odontopediatria, entre outros.

Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca, incluindo o câncer bucal, e ensinar a correta higiene bucal.

"Ao final do curso, o aluno deverá ter adquirido sólidos conhecimentos científicos e habilidades técnicas, assim como formação humanística, postura ética, responsabilidade social e consciência de permanente aprendizado, por meio da formação continuada", diz Suzana Orsini Machado de Sousa, vice-diretora da Faculdade de Odontologia da USP.

Mercado - A odontologia abrange 19 especialidades, que incluem desde cirurgia e traumatologia, ortodontia, odontopediatria, até odontologia do trabalho. "Se tivesse que eleger a área mais promissora, destacaria odontologia em saúde coletiva, por ser a que mais cresceu nos últimos anos", afirma Miguel Nobre, presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O salário inicial varia de acordo com a região do País, e há um projeto para fixar o piso nacional em R$ 1.400. De acordo com o CFO, pesquisa realizada em 2003 aponta que 72% dos cirurgiões-dentistas do país possuem consultório próprio. A concorrência é acirrada: a cada ano, 15 mil novos profissionais são lançados no mercado.

É pra você? - Odontologia pode ser uma boa opção se você é habilidoso com as mãos, gosta de biologia, tem sensibilidade estética, se interessa por melhorar a saúde e auto-estima das pessoas.

O que vem por aí - Novas tecnologias têm influenciado cada vez mais a profissão, e o implante dentário é visto como uma revolução na área. Já existe, por exemplo, uma técnica capaz de fazer "nascer" um novo dente ¿ até então a única alternativa era a prótese. A pesquisa com célula-tronco também abre uma nova perspectiva para a profissão.

Diferencial - Durante o curso, procure participar dos programas e projetos sociais que existam na sua faculdade. Aproveite as chances de praticar e desenvolver a habilidade com as mãos. "Além disso, o aluno pode se dedicar à pesquisa, trabalhando em iniciação científica na área que mais o interessar. Outros estudantes optam por participar de projetos de assistência", diz a professora Suzana, da USP.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário