Escovas de dente devem ser trocadas a cada 45 dias




http://3.bp.blogspot.com/-NenHAK1pp88/TeY3QATmOFI/AAAAAAAAAFI/68cV75Ni4iE/s1600/juntar-escovas-de-dentes.jpg

De quanto em quanto tempo você troca a sua escova de dente? A média entre os brasileiros é de uma a cada 18 meses, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.  Só o certo não é isso.

Esse comportamento é extremamente prejudicial à saúde. O tempo ideal para se  para substituir as escovas não é de três em três meses, e sim a cada 45 dias. À medida que é usada, a escova vai se desgastando, acumulando bactérias e perdendo a sua função. Basta olhar se as cerdas estão alinhadas e se não sofreram alteração de posição devido à pressão exercida durante a escovação. Alterações no alinhamento das cerdas e coloração escura são sinais de que já está na hora de fazer a troca.

Para obter o melhor da escova,  é preciso tomar certos cuidados. Sempre seque a escova após o uso, para evitar bactérias e fungos, que gostam de lugares úmidos. Não use protetores na escova, pois eles a abafam, o que proporciona a proliferação de bactérias. Lave as cerdas com água corrente após a escovação e evite deixar a escova próxima ao vaso sanitário. O ideal é não usar muita força na hora de escovar os dentes, para evitar que as cerdas se desgastem prematuramente.

Além disso, a recomendação é realizar no mínimo três escovações diárias, porém, a mais importante e que merece maior atenção é a realizada à noite, antes de dormir. Esta limpeza deve ser feita com a utilização de fio dental e, depois, uma escovação mais cuidadosa. A orientação é de que o processo dure em torno de 10 minutos.


Comente: