Escovas de dente devem ser trocadas a cada 45 dias







https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvm6nv87d9gwrkBzj5R65E2vq8bOG6sGymz-eCtx1ODbAGtQCrdbEq-GnoIBXPhZ18iS97kxE5Hz4FcTMzMawx_5aSsPVsiL-gZVVTkKuPSze7uEniWfKjN4jE9vwj0JF19wGhCPIctSg/s1600/juntar-escovas-de-dentes.jpg

De quanto em quanto tempo você troca a sua escova de dente? A média entre os brasileiros é de uma a cada 18 meses, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.  Só o certo não é isso.

Esse comportamento é extremamente prejudicial à saúde. O tempo ideal para se  para substituir as escovas não é de três em três meses, e sim a cada 45 dias. À medida que é usada, a escova vai se desgastando, acumulando bactérias e perdendo a sua função. Basta olhar se as cerdas estão alinhadas e se não sofreram alteração de posição devido à pressão exercida durante a escovação. Alterações no alinhamento das cerdas e coloração escura são sinais de que já está na hora de fazer a troca.

Para obter o melhor da escova,  é preciso tomar certos cuidados. Sempre seque a escova após o uso, para evitar bactérias e fungos, que gostam de lugares úmidos. Não use protetores na escova, pois eles a abafam, o que proporciona a proliferação de bactérias. Lave as cerdas com água corrente após a escovação e evite deixar a escova próxima ao vaso sanitário. O ideal é não usar muita força na hora de escovar os dentes, para evitar que as cerdas se desgastem prematuramente.

Além disso, a recomendação é realizar no mínimo três escovações diárias, porém, a mais importante e que merece maior atenção é a realizada à noite, antes de dormir. Esta limpeza deve ser feita com a utilização de fio dental e, depois, uma escovação mais cuidadosa. A orientação é de que o processo dure em torno de 10 minutos.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente: