Cigarro prejudica a saúde bucal









O tabaco, junto aos outros compostos, é responsável por causar doenças pelo corpo, incluindo a cavidade bucal.

As substâncias utilizadas na preparação de produtos de tabaco misturam amônia, hidrogênio, cianeto e monóxido de carbono. Quando o fumo é aceso, todas as substâncias transformam suas propriedades químicas. O usuário inspira a fumaça, deixando resíduos impregnados. Estão presentes no cigarro também a nicotina e o alcatrão, substâncias altamente tóxicas que ficam fortemente impregnadas nas superfícies dentárias.

Fumantes devem fazer visitas em intervalos curtos de tempo ao dentista, pois tem risco aumentado de desenvolvimento de doenças e grande ocorrência de manchamento dos dentes.

Apesar da maioria dos fumantes não fazer visitas regulares ao dentista, existem alguns que pedem produtos especiais de clareamento dental ou optam por um tratamento de branqueamento em consultório. Infelizmente, a menos que o fumante esteja disposto a largar o vício, nenhum destes tratamentos será eficaz a longo prazo. Para aqueles fumantes que possuem pontes, dentes postiços ou implantes, o cigarro pode amarelá-los e escurecê-los da mesma forma.

Além disso, o  cigarro influencia na saúde bucal, aumentando o risco de surgimento de câncer de boca e aumentando a prevalência e severidade da periodontite.Não bastando todas as complicações acima, o hábito de fumar deixa os dentes com coloração escura.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário