Prevenção da LER e DORT nos dentistas









A maneira mais fácil e eficaz de se combater doenças ocupacionais como as LER/DORT é a prevenção. Algumas ati-tudes simples, como praticar exercícios de relaxamento e alongamento antes e depois da jornada de trabalho ou adotar medidas ergométricas na clínica ou empresa, já surtem um efeito positivo.

A prevenção da LER/DORT também impli-ca uma mudança na relação dentista-trabalho, ou seja, mudar hábitos que sempre foram rotineiros e prejudicavam a saúde do dentista sem que ele se desse conta.

A aquisição de móveis e aparelhos ergonomicamente indicados é um bom começo, pois ajudam o CD a permanecer em uma postura correta durante o trabalho. Entretanto, mesmo com móveis ergonômicos, é necessário um cuidado especial com a postura.

A postura durante um atendimento depende, entre outros, do procedimento a ser realizado e da região da arcada. Independente disso, é recomendável manter as articula-ções em uma posição neutra, com os membros próximos ao corpo. Também é importante que o profissional execute paradas – mesmo que curtas – com uma certa freqüência.

Durante o tratamento de um paciente, não se devem usar luvas que apertem a região dos pulsos, e a força compressiva e velocidade de instrumentos manuais devem ser diminuídas. Também é importante evitar a aplicação de força em excesso ao longo do tratamento ou movimentos repetitivos.

É importante que o cirurgião-dentista procure intercalar a execução de procedimentos, que não marque seguidamente em sua agenda pacientes com o mesmo procedimento, para não ser obrigado a realizar os mesmos movimentos.

Outra simples ação que repercute excelentes resultados é a realização de exercícios de alongamento e relaxamento antes, durante e após o expediente. Esses exercícios têm como objetivo aliviar a dor e a tensão muscular, aquecendo os músculos e articulações para a jornada de trabalho. Alguns exercícios básicos podem ser feitos no próprio local de trabalho, sem requererem muito tempo.

1 - Massageie a palma da mão do centro para fora por alguns minutos;

2 - Realize semiflexões dos joelhos com a mão espalmada para baixo e apoiada na mesa;

3 - Com o polegar apoiado na mesa, realize semiflexões dos joelhos;

4 - Com os ombros relaxados, flexione o polegar da mão passiva, combinando o desvio do punho em direção ao solo;

5 - Com a mão ativa, flexione os dedos da mão passiva em forma de concha;

6 - Com a mão ativa, flexione o punho da mão passiva, mostrando a concha para si.





Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente: