Veja 8 dicas que ajudam a conviver bem com o aparelho







Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents. Foto: Shutterstock

Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents.

Para não se intimidar com o tratamento ortodôntico basta saber alguns truques. É possível conviver bem com o aparelho e amenizar as saias justas no dia a dia. As dicas são da cirurgiã-dentista Claudia Sanchez, da clínica Sorridents.
 
Vale checar no espelho
Seu chefe te avisa de um almoço de negócios com o diretor ou o convite é para um coquetel super chique. Nada pior do que ficar com comida grudada nos braquetes. Por isso, antes de engatar uma conversa, dê uma passadinha no banheiro e faça um bochecho. 
 
Nada de alimentos grudentos
Goma de mascar também é melhor evitar. Dá para imaginar o estrago, não é? E para não sorrir com aquele verdinho no dente, o ideal é evitar alimentos grudentos e pegajosos, e ficar longe das verduras. 
 
Cera para proteger a bochecha
Nos primeiros dias depois de colocar o aparelho, é comum cortar um pouco a bochecha. Não espere para marcar um retorno no ortodontista para diagnosticar o que causou o corte. Existe uma cera própria para colocar nos braquetes, na região que está sendo machucada. Assim que for protegida, a bochecha cicatriza.
 
Beijo está liberado
Não se intimide na hora do beijo. Se a outra pessoa também usar aparelho, pode tirar da cabeça aquela cena dos dois enroscados. Só é bom checar se algum fio está solto para não machucar o parceiro.
 
Escovar os dentes SEMPRE
A higiene bucal segue com as mesmas regras. Toda vê que comer alguma coisa, lance mão da escova de dentes e do fio dental. O cuidado evita tártaro e alimentos presos no braquete. O fio dental pode ser passado só nas refeições principais. Para facilitar, compre o passa fio. Uma espécie de agulha de plástico que facilita o acesso por dentro do arco. 
 
Nada de pipoca no cinema
Alimentos duros devem ser evitados para não quebrar o aparelho constantemente  e prolongar o tempo de tratamento. A pipoca é um alimento duro e deve ser evitado para não danificar o aparelho. A maçã e a cenoura podem ser incluídas na alimentação, desde que sejam cortadas com faca em porções pequenas nunca com os dentes.
 
Deixe para comer chocolate em casa 
Ao comer chocolate no trabalho ou no colégio, o aparelho pode ficar sujo.  Quem usa aparelhos estéticos precisa ter cuidado redobrado, já que os braquetes ficam mais pigmentados e evidentes.
 
Abuse no estilo
Para quem não tem medo de ousar, as borrachinhas do aparelho estão cada vez mais bonitas, coloridas e diferentes. Tem com formato de estrela, naipe de baralho, e até douradas.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário