Gengivite e doença periodontal










No Brasil, a porcentagem de pessoas com algum problema periodontal nas faixas etárias de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos de idade é, respectivamente 53,8%, 78,1% e 92,1%, de acordo com os resultados do Levantamento Epidemiológico SB Brasil 2003. Proporções mais favoráveis foram encontradas na Região Centro-Oeste para faixas etárias de 15 a 19 e 35 a 44 anos e na Região Sul para a faixa etária de 65 a 74 anos de idade. Uma pior condição foi encontrada na Região Sudeste na faixa de 35 a 44 anos e na Região Norte na faixa etária de 65 a 74 anos de idade.

Podemos considerar como os principais fatores de risco para a doença, a higiene bucal deficiente, fatores sócio-econômicos, diabetes, fumo, imunodepressão e stress.

No tratamento da doença periodontal é importante uma abordagem integral do paciente, envolvendo as ações de promoção à saúde e prevenção, isso significa abordar as causas da doença, e não apenas as suas conseqüências, de forma a promover um impacto no processo saúde-doença.

A gengivite e a periodontite são processos independentes, isto é, gengivite não necessariamente evolui para uma periodontite, porém, a gengivite é um importante fator de risco às periodontites.

A gengivite é uma manifestação inflamatória da gengiva desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana. Constitui-se em um processo inflamatório (sangramento gengival) que deve ser prevenido e tratado.

As condições inflamatórias presentes na gengivite favorecem o surgimento da placa bacteriana subgengival (bolsa periodontal), que causa a inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, o que leva a perda de inserção de tecido, condições que caracterizam a periodontite.

A periodontite crônica é de evolução lenta, sendo o tipo mais prevalente. A periodontite agressiva é rara, sua rápida progressão pode levar a rápida perda dental.

A manutenção da saúde periodontal e o sucesso do tratamento dependem fundamentalmente da correta higiene bucal e controle dos fatores de risco, principalmente o fumo e o diabetes.

Vale lembrar que a correta higiene bucal, consiste em utilizar a escova e fio após cada refeição, evitando o surgimento de placa bacteriana.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário