Dentes tortos








O posicionamento anormal dos dentes, sejam tortos, deitados, virados, etc., depende de vários fatores. Várias posições anormais são até certo ponto normais dependendo da idade em que a criança se encontra. 

Por exemplo é comum vermos crianças que têm os incisivos centrais espaçados ("como o Ronaldinho") e tortos na época de erupção (nascimento do dente) dos caninos, fato este que é considerado normal nesta idade.

Quando os dentes estão realmente "tortos" esta criança provavelmente vai precisar de tratamento ortodôntico. 

Podemos dizer que a má posição dentária é resultado de alguns fatores, tais quais:

Herança genética que determina o tamanho dos dentes e dos ossos maxilares, e que podem não ser compatíveis. Por exemplo a criança pode herdar o tamanho dos dentes do pai (grandes) e o tamanho dos maxilares da mãe (pequeno). Sendo assim, esta criança teria pouco espaço nos ossos para os seus dentes (que são muito grandes) e os mesmos nasceriam "tortos".

Distúrbios de formação das estruturas faciais. Que também pode ser genético, hereditário ou adquirido durante a gestação. Estes distúrbios levariam a uma desarmonia das estruturas faciais e bucais e causariam a má posição dentária.

O uso de chupetas por muito tempo pode levar os dentes da criança para uma posição errada.

A presença de hábitos bucais, por exemplo chupar o dedo, empurrar a língua entre os dentes, e outras "manias" que as crianças têm, que podem entortar os dentes, devido a sua freqüência.

A respiração é outro fator muito importante. Se a criança respira pela boca, principalmente durante a fase de crescimento, as bases ósseas maxila (superior) e mandíbula (inferior) não irão se desenvolver de maneira correta, o que acarretará uma alteração dental.

Como podemos ver, existem inúmeras causas para os dentes tortos. No entanto, o mais importante é saber qual a causa para cada caso em particular e proceder com o tratamento adequado para cada caso.

Postado por Dani Souto - Email: danisouto@gmail.com



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário