Quando devo começar a limpar os dentes do meu bebê?







Bebê com dentes nascendo

Comece a limpar a boca do bebê mesmo antes de o primeiro dentinho nascer, assim ele já vai se acostumando. A limpeza pode ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada, sem pasta de dente alguma.


A limpeza da gengiva é uma boa maneira de habituar seu filho a esse ritual e evitar que ele recuse a escovação no futuro. Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito à rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir.

Lembre-se de que, enquanto os dentes estão nascendo, as gengivas ficam bastante sensíveis, então limpe-as delicadamente. Não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio.

O primeiro dente do bebê costuma nascer na frente, na gengiva inferior, e geralmente aparece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. O segundo dentinho, em geral, surge depois de duas a três semanas, também na parte inferior.

Uma criança tem cerca de 20 dentes de leite, e a dentição se completa por volta dos 3 anos de idade.

Mas vale ressaltar que o corpo de cada criança é único, e há grandes variações no desenvolvimento, mesmo de filho para filho.
 



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente: