Escovar dente com água quente não faz mal; confira mitos







Excesso de escovação pode ser prejudicial MITO. A escovação como ação mecânica ajuda na remoção da placa bacteriana. Ela somente se torna prejudicial dependendo da qualificação da pasta de dente. Se ela for muito abrasiva, por exemplo, pode desgastar os dentes. Foto: Shutterstock

Na hora de escovar os dentes, todo mundo tem uma mania, um truque, uma dica. Mas a boa escovação dos dentes não tem muito segredo: basta uma escova adequada, com creme dental em quantidade moderada, e limpar os dentes em todos os lados.

A cirurgiã-dentista Marcela Encinas, da Clínica Sorridents, desvendou algumas lendas ouvidas por aí. Saiba o que é verdade ou mito:

Escovar os dentes com água quente é prejudicial
MITO. O bochecho com água morna só não é recomendado se o paciente estiver em tratamento ou possuir alguma infecção que haja o risco de formação de abcesso ou pus.

Não se deve bochechar água após o enxaguatório bucal
DEPENDE da marca. Muitos produtos colocam esta dica porque em sua composição há substâncias que não devem ser removidas dos dentes.

Deve-se escovar os dentes imediatamente após as refeições
MITO. Pode-se escovar até uma hora depois. Há estudos que apontam que escovar logo após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidas pode até ter efeito erosivo. De qualquer forma, escovar após a alimentação é totalmente indicado.

Excesso de escovação pode ser prejudicial
MITO. A escovação como ação mecânica ajuda na remoção da placa bacteriana. Ela somente se torna prejudicial dependendo da qualificação da pasta de dente. Se ela for muito abrasiva, por exemplo, pode desgastar os dentes.

Uma boa escovação não é demorada
MITO. Especialistas dizem que é preciso pelo menos dez minutos para escovar todos os lados dos dentes e passar o fio dental.

Escova não deve ser trocada periodicamente ou após infecções
MITO. A escova deve ser trocada quando as cerdas estiverem gastas ou após uma infecção bucal, pois as bactérias podem se proliferar na escova.

Para uma boa limpeza, é preciso bastante creme dental para fazer espuma
MITO. O que promove a limpeza é a ação de escovação e não a pasta de dentes. A quantidade de creme dental indicada é equivalente a um grão de ervilha.

Fio dental não precisa ser usado em toda escovação
MITO. Precisa sim. Mas como os especialistas sabem que é difícil manter este hábito várias vezes por dia, o indicado é passar pelo menos na última escovação, antes de dormir.

Limpar a língua não é tão importante quanto escovar os dentes
MITO. Não adianta caprichar na escovação e não limpar a língua. A higienização tem de ser feita para eliminar sujeiras e bactérias, e pode ser realizada com limpadores, raspadores ou com a própria escova. Na língua pode se formar a saburra lingual – uma camada esbranquiçada de bactérias que é responsável pelo mau hálito.

Qualquer escova serve para limpar os dentes
MITO. Isso vale somente para o tamanho da cabeça da escova e não para o número de cerdas e funções. Ou seja, uma pessoa com arcada menor deve utilizar uma escova menor, para que seja feita uma limpeza eficiente. Mas as cerdas, na maioria das vezes, devem ser ultramacias e em maior quantidade possível.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário