Dores na face: o que pode ser?








A dor na face pode ser percebida em um ou ambos os lados do rosto, assim como na região T (testa e nariz). Entre suas principais causas estão:

  • Neuralgia do trigêmeo- é uma disfunção que causa dores intensas na face, provocada por danos a um nervo chamado trigêmeo, com ramificações responsáveis por ajudar na mastigação e dar sensibilidade ao rosto.
  • Sinusite- Infecção geralmente provocada por vírus ou bactérias. Pode atingir apenas um ou os dois lados da face. A dor costuma ser como uma sensação de peso. Pode ser acompanhada de sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal, tosse e febre.
  • Cefaleia- Conhecida como Dor de cabeça, a cefaleia pode provocar sensibilidade na face. Pode surgir em casos de enxaqueca, onde há disfunções no sistema nervoso, ou de cefaleia tensional, em que há aumento na sensibilidade dos músculos da cabeça causados pela tensão.
  • Problemas dentários- Dentes inflamados, cariados, ou com abscessos que podem comprometer alguns nervos, geralmente provocam dores locais que se irradiam pela face.

Se a dor na face é forte, contínua ou então some e aparece várias vezes, é aconselhado que se busque ajuda de um clínico geral. A fim de realizar exames que possam identificar o que provoca o incômodo e, assim, seguir o tratamento ou ser encaminhado para um especialista.

Dores causadas pela DTM

A Articulação Temporomandibular (ATM) é classificada como a articulação mais complexa do organismo humano.  Ela é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca ligando a mandíbula ao crânio. Comer e falar são rotinas que executamos graças a esta articulação. Quando sofremos de alguma Disfunção da ATM, o que era fácil se torna difícil e doloroso.

As DTMs podem ser classificadas em três categorias principais, são elas:

  • Muscular– quando a musculatura do sistema mastigatório realiza muito esforço ou sofre de tensão;
  • Articular- pode ocorrer por uma sobrecarga da articulação, traumas ou até doenças degenerativas;
  • Mista– aquela que une as disfunções musculares e articulares.
Outras causas de dores na face:

Herpes-zóster
Herpes simples
Ferimento no rosto
Enxaqueca
Síndrome de dor miofascial
Sinusite ou infecção dos seios da face
Tique doloroso
Síndrome de disfunção temporomandibular
Fibromialgia
Desvio de septo
Glaucoma
Esclerose múltipla
Polimialgia reumática
Infecção nas glândulas salivares
Arterite temporal
Caxumba
Hipoparatireoidismo
Neuroma acústico.

Geralmente, a localização do rosto em que a dor aparece e a presença de sintomas associados, como estalido na mandíbula, dor no dente, alteração da visão, dor de ouvido ou secreção nasal, por exemplo, podem dar dicas ao médico do que se trata, facilitando a investigação.

Se a dor na face é intensa, constante ou vai e volta frequentemente, é recomendado procurar um clínico geral ou médico de família para que sejam feitas as primeiras avaliações e, se necessário, solicitação de exames, para que possa identificar o que provoca o desconforto e, em seguida, indicar o tratamento ou o encaminhamento para um especialista.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário