Alimentos que podem prejudicar o seu clareamento dental







 


Quem quer dentes mais brancos precisa repensar seus hábitos para fazer valer o resultado dessa técnic.

A seguir, listamos alguns alimentos comuns em nosso dia a dia, que possuem pigmentos e podem manchar os seus dentes. Estes alimentos devem ser evitados durante o clareamento para não atrapalhar os resultados. Veja quais são!

1. Café

O suposto culpado de o café manchar os dentes é o pigmento marrom escuro que dá cor ao produto. Entretanto já existem estudos que mostram que o café não altera em nada o processo do clareamento. Mas como tais estudos ainda são recentes, sugerimos que se abstenha do café pelo breve período em que estiver fazendo o tratamento. Uma dica é optar mais vezes pelo café com leite, em vez da bebida pura.

2. Chá

Os chás que imprimem cor à água também o fazem com os dentes. Entre os que mais mancham, estão: chá-preto, chá-mate, de frutas vermelhas ou amarelas e hibisco, entre outros. Mas, se você gosta de chá e não consegue ficar sem tomar pelo menos uma xícara por dia, opte pelas bebidas com cores mais claras ou tome com leite.

3. Vinho tinto e suco de uva integral

Ambos são tingidos naturalmente pelo pigmento roxo da casca da uva. Assim, têm um alto poder de manchamento e devem ser evitados durante o clareamento dos dentes. Caso você consuma o suco de uva nesse período, acrescente água para que a bebida fique menos colorida.

4. Chocolate

O cacau, principal ingrediente presente no chocolate, tem uma cor marrom intensa. Ao morder bombons e barras de chocolate — ou comer doces e uma tentadora fatia de bolo de chocolate com massa escura e recheio —, o pigmento escuro pode passar para os dentes.

Mas, se o fato de pensar em não poder desfrutar dos prazeres do chocolate já deixa você apavorado, procure manter a calma, pois nem tudo está perdido. Os chocólatras não precisam se preocupar, se eventualmente bater aquela vontade incontrolável de comer chocolate. Basta escovar os dentes após degustar o doce.

5. Alimentos com pigmentos roxos: açaí, beterraba e mirtilo

A cor roxa de alimentos como açaí, beterraba e mirtilo, entre outros, é devido a uma substância antioxidante chamada antocianina. Apesar de fazer muito bem à saúde, ela também pode manchar os dentes.

A ação da beterraba no escurecimento dos dentes ainda é pior se consumida na forma de suco. Caso você goste do refresco de beterraba, tome-o com canudo. No caso do açaí e do mirtilo, o ideal é que eles não sejam consumidos mesmo. Mas, caso você dê uma escapada, faça bochechos com água após o consumo e, depois, faça a escovação.

6. Molho de soja (shoyu) e molho inglês

O tom extremamente escuro do molho de soja, mais conhecido como shoyu, e do molho inglês também pode se impregnar nos dentes, manchando-os.

7. Ketchup e molho de tomate

O pigmento vermelho do tomate está presente em quantidade concentrada no ketchup e nos molhos de tomate, principalmente nos tipo extrato. Assim, após comer uma macarronada com molho ao sugo, o ideal é fazer bochechos com água e escovar os dentes o mais rápido possível.

E já que citamos o ketchup, convém lembrar que sua parceira em diversos lanches, a mostarda, também tem uma cor amarela muito intensa. Por isso, também deve ser evitada durante o clareamento dos dentes.

8. Refrigerantes escuros

Os refrigerantes escuros, como os de cola, uva e laranja, possuem corantes em sua composição e podem manchar os dentes. Além disso, tanto os refrigerantes escuros quanto os claros têm acidez elevada — o que também pode provocar manchas e sensibilidade.

9. Biscoitos

Apesar de serem deliciosos e ótimas opções para aquele lanche da tarde, os biscoitos não são tão inofensivos como muitos pensam. Isso porque a maior parte deles é rica em corantes artificiais que podem atrapalhar os resultados do clareamento. Então, evite-os ao máximo.

10. Doces

Balas e doces coloridos também estão na lista de alimentos para evitar durante o clareamento dos dentes. Mas isso não se deve à alta quantidade de açúcar e sim ao tempo em que eles permanecem em sua boca enquanto os mastiga, pois eles podem deixar seus pigmentos na superfície dentária.

11. Alimentos muito ácidos

Como explicamos em um tópico anterior, os alimentos ácidos deixam os dentes mais sensíveis aos pigmentos contidos nos alimentos. Portanto, durante o tratamento para clarear os dentes, eles devem ser evitados.

Esses alimentos são: as frutas cítricas, como laranja, limão, maracujá, abacaxi, mexerica, ameixa e kiwi; alguns temperos extremamente ácidos, como o vinagre; além de bebidas alcoólicas e refrigerantes. O mesmo vale para a vitamina C efervescente, que também é bastante ácida.

Ebook Clareamento Dental

Com o Ebook Clareamento Dental você vai aprender quais os tipos de clareamento existem para os dentes e qual o melhor para o seu caso.
Saiba quais os cuidados que deve ter para manter os dentes brancos por muito mais tempos. Clique aqui e saiba mais!



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário