Cuidados na limpeza do aparelho ortodôntico









Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta. Mas, para ter apenas resultados positivos, é preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal. Isso porque a escova e o fio dental encontrarão mais obstáculos na boca, como braquetes, fios e bandas.

Recomendações para o cuidado dos aparelhos ortodônticos.

Prepare-se para escovar. Retire os elásticos e qualquer outra parte removível de seus aparatos de ortodontia.

Limpe seus aparelhos ortodônticos. Com a ajuda da escova, esfregue em ângulo de 45 graus, limpando ao redor dos arames. Escove desde a parte superior de cada arame e depois desde a parte inferior (certifique-se de remover a placa e os resíduos de alimentos, e de cobrir toda a zona ao redor dos dentes superiores e inferiores).

Escove seus dentes. Limpe cada dente individualmente. Primeiro, coloque sua escova em um ângulo de 45 graus na união entre o dente e a gengiva, depois pressione suavemente, enquanto move a escova em forma circular. Faça isso durante uns 10 segundos. Faça a mesma ação limpadora em todas as superfícies dentais, tanto internas quanto externas, movendo a escova na forma que seja necessária para alcançar melhor o interior dos dentes frontais mais pequenos.

Use o Super Floss diariamente. Este é um tipo de fio dental usado para limpar ao redor de aparelhos tais como aparelhos ortodônticos. Pergunte para seu odontologista como usar este tipo de fio.Enxague e revise seus dentes.

Enxague abundantemente com agua ou enxague bucal, e examine seus dentes e aparelhos ortodônticos no espelho. Devem brilhar e se sentir limpos.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente: