Como manter a higiene da escova dental








O porta escova deve ser deixado longe do vaso sanitário Manter a sua escova dental limpa e em boas condições de uso é extremamente importante para a sua saúde. Alguns cuidados são necessários para reduzir a contaminação por bactérias, vírus ou fungos e aumentar a durabilidade da escova.

Escovas devem ficar longe do vaso sanitário
Todas as vezes que for escovar os dentes deve-se primeiro limpar a escova em água corrente. Após o uso, ela deve ser novamente enxaguada e o excesso de água removido com leves batidas na pia. Não é recomendado secar a escova na toalha, o ideal é posicioná-la na vertical em um porta escova, evitando o contato com outra escova e também facilitando sua secagem. O porta escova deve ser deixado longe do vaso sanitário, de preferência dentro do armário.

Estudos científicos comprovaram a presença de coliformes fecais alojados em escovas, em função da proximidade com o vaso sanitário. O certo é acionar a descarga sempre com a tampa fechada para que esses microorganismos não atinjam objetos ao redor.

Os protetores de escovas dentais, como estojos ou protetores para a cabeça da escova, são de grande utilidade somente em viagens para evitar que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas. Guardar sempre em estojos não é correto, pois a umidade ajuda na proliferação de bactérias.

Deixar a escova de molho para matar bactérias é mito
Não se deve deixar a escova de molho em água quente ou em algum enxaguante bucal. Além de prejudicar a conservação, pode aumentar a proliferação de bactérias. O ambiente quente e úmido é bom para as bactérias se multiplicarem.

Quando trocar a escova dental
A escova deve ser trocada de 3 em 3 meses. Após esse período ela perde sua eficiência, pois as cerdas se deformam. Se a pessoa contrair uma gripe ou resfriado, a escova deve ser substituída imediatamente para evitar a reinfecção. Outra observação importante é nunca compartilhar a sua escova, pois é de uso pessoal.

Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental. Clique aqui para conhecer melhor o trabalho dele.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário