Férias escolares merecem atenção à saúde bucal das crianças








As férias escolares  chegaram e com elas, as brincadeiras. Para as crianças, é só alegria, mas os pais devem ficar atentos, pois nesta época são mais comuns os traumas nos dentes. Isso é comum, pois elas passam a maior parte do dia brincando, correndo, andando de bicicleta, enfim, em situações que as deixam mais propensas a caírem e se machucarem.

Caso a criança quebre um dente, é importante ligar imediatamente para o dentista da criança, para avisar o ocorrido, e levá-la ao consultório. Se a criança quebrou o dente, pegue o fragmento e coloque-o num frasco com água ou leite. Essa conduta ajuda a deixar o dente hidratado até chegar ao consultório.

Essas primeiras providências são muito importantes porque aumentam a possibilidade de manter a vitalidade do dente e também de ter um melhor prognóstico, prevenindo complicações e tratamentos de alto custo no futuro.

Para prevenir traumatismos dentários:

- Evitar tomar refrigerantes diretamente na garrafa;

- Tomar cuidados durante os jogos com contato físico;

- Evitar empurrões durante jogos e brincadeiras;

- Não saltar de balanço em movimento;

- Sempre sair da piscina pela escadinha;

- Se seu filho pratica esportes radicais, lembre-o de usar sempre capacete e protetor bucal (skate, bicicleta, hockey, patins...).

Nas férias também é comum a criança ir passar alguns dias na casa dos avós ou de amigos, saindo da rotina, o que pode levá-la a esquecer da higiene bucal. Segundo a Dra. Thelma, para que isso não aconteça é importante que a criança já esteja condicionada a escovar os dentes sempre após cada refeição. Com isso, ela irá se divertir sem descuidar dos dentes no momento de lazer.

É importante também a mãe não se descuidar dos cuidados nas férias, por isso é preciso que, nas férias de julho e de final de ano, a criança passe no consultório para fazer uma avaliação e a prevenção (profilaxia + flúor). "Com isso, a criança estará protegida, e nunca esquecendo de escovar os dentes três vezes ao dia, no mínimo, ou após cada refeição", diz ela.


 



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário