Durante a gravidez, as diversas alterações hormonais aumentam os riscos de problemas bucais. Os mais comuns são vermelhidão, inchaço e sangramento na gengiva. Eles estão relacionados a fatores como deficiências nutricionais, altos níveis hormonais, presença de placa bacteriana e baixa imunidade. Portanto, a higiene dos dentes é ainda mais essencial nesta fase, já que uma doença periodontal pode até ser causar o nascimento de bebês prematuros e abaixo do peso.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 "Na infecção bucal, as bactérias responsáveis são disseminadas na corrente sanguínea do organismo. Agravada e não tratada, pode colocar em risco a saúde geral da mãe e do bebê, até com risco de pré-eclâmpsia e eclâmpsia (hipertensão)", alerta a dentista Sônia Canto, do Instituto Sônia Canto de Odontologia.

O aumento no nível da progesterona deixa a gengiva com maior tendência a sangramento. A alteração, chamada gengivite gestacional ou gravídica, é causada pela placa bacteriana. O problema é reversível e costuma surgir aproximadamente no segundo mês de gestação.

TRATAMENTOS

O segundo trimestre de gestação (4º ao 6º mês) é o período mais seguro para algum tipo de intervenção odontológica. "Os três primeiros meses são mais importantes para o desenvolvimento do bebê. E, no último trimestre, o estresse associado à consulta do dentista pode aumentar incidência de complicações pré-natais", explica Sônia Canto.

Caso seja necessário tratamento de canal, este poderá ser realizado entre o segundo e o terceiro trimestre. A especialista ainda destaca que anestésicos locais são seguros durante a gravidez, contanto que sejam utilizados com a dosagem e a técnica corretas para gestantes.

"A profilaxia dos dentes (limpeza) é de grande importância para a conscientização da gestante de que a boca serve como porta de entrada tanto para a saúde como para a doença", diz Sônia Canto.

PREVENÇÃO

HIGIENE
Faça a escovação após casa refeição, com creme dental fluoretado. Use fio dental ao menos na escovação noturna.

ALIMENTAÇÃO
Inclua na dieta alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, couve), importantes para a formação dos dentes do bebê.

TRATAMENTOS
Podem ser feitas intervenções estéticas, como restaurações com resina. A restrição é o clareamento dental na gravidez e na amamentação.