Dentista pode identificar sinas de osteoporose pelo raio-x








O cirurgião-dentista André Leite comprovou um método auxiliar para diagnosticar a osteoporose. Sob a orientação da professora Ana Patrícia de Paula, da Reumatologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), o pesquisador investigou formas de identificar a doença por meio de radiografias tiradas da boca dos pacientes. O novo método poderá gerar uma significativa economia para o Sistema Único de Saúde.

Segundo ele, por meio de uma análise odontológica, um cirurgião-dentista é capaz de indicar um paciente para a avaliação médica antes que ele caia, frature o osso e seja internado. A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado Correlação entre os índices radiomorfométricos de radiografias panorâmicas e a densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa, defendida na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB).

Leite avaliou 351 mulheres na pós-menopausa (principal grupo de risco para a osteoporose) e comparou o resultado dos exames de densitometria óssea – utilizados para diagnosticar a doença – com os aspectos das radiografias panorâmicas analisadas. O pesquisador percebeu que, por meio de uma avaliação visual do desgaste de um osso da face, a mandíbula, é possível predizer se o paciente possui osteoporose ou baixa massa óssea.

"Os pacientes com a parte cortical da mandíbula fina têm 15 vezes mais chances de desenvolver osteoporose do que aqueles que apresentam a espessura normal", explica Leite. "Isso acontece porque a osteoporose é sistêmica, ou seja, afeta todos os ossos do esqueleto, que se desgastam por igual."

A radiografia panorâmica é um exame simples, utilizado para avaliar os dentes e os ossos da face de um paciente de uma só vez. De acordo com o pesquisador, este é um bom procedimento de triagem na Odontologia, pois serve para identificar a presença de restaurações, a quantidade de dentes e se há processos infecciosos ou lesões de cárie. "Ele dá uma visão ampla para a condição da saúde bucal", diz o cirurgião-dentista. E tem uma grande vantagem. Custa apenas R$ 7,00, enquanto uma densitometria óssea não sai por menos de R$ 53,00 no Sistema Único de Saúde (SUS).

"O melhor é que, agora, com a radiografia panorâmica, é possível priorizar os pacientes que precisam fazer a densitometria óssea", destaca o pesquisador. "Além de o exame ter alta sensibilidade, ele tem alta especificidade. O paciente que tiver a cortical normal, sem perda óssea, não tem necessidade de fazer o exame específico."

E como a radiografia da boca é um exame básico, de rotina, sua utilização para predizer a doença pode auxiliar no diagnóstico precoce da osteoporose. Essa prática já vem sendo adotada na Clínica Odontológica do Hospital Universitário de Brasília (HUB).




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário