A higiene bucal







A técnica utilizada para higiene bucal satisfatória deve ser simples, segura e efetiva no controle mecânico da placa bacteriana. As cerdas devem ser colocadas dentro do sulco gengival com uma inclinação próxima a 45 graus em relação ao longo eixo do dente.
Fazer movimentos de vai e vem e "varrer para baixo" no mínimo por 5 vezes. Para a higiene bucal dos dentes inferiores executar o movimento inverso. Deve-se fazer em no máximo 2 dentes de cada vez e procure não utilizar a pasta de dente no início para poder analisar melhor os movimentos.

Utilize pouca quantidade de pasta dental em sua escovação pois não é ela que limpa os seus dentes e sim a escova de dente. A pasta através de seus componentes apenas dá um sabor agradável e colabora com o controle químico da placa bacteriana. Procure sempre escovar os seus dentes após as refeições de maneira eficiente. Caso não haja esta possibilidade, a higiene bucal deve ser realizada a noite com maior critério e tempo na tarefa.

O importante não é a quantidade de vezes que você faz sua higiene bucal, e sim a qualidade desta higiene bucal. O tempo gasto em sua higiene bucal deve ser de 10 a 20 minutos. Procure sempre fazer sua higiene bucal em locais de boa iluminação em frente a um espelho.

Verifique a posição das cerdas dentro do sulco gengival assim como a frequência dos movimentos. Siga uma sequência na execução de sua higiene bucal. Inicie sempre pelo lado superior direito do último dente junto a bochecha percorrendo todos os dentes, tanto da face interna como externa. Escove a língua uma vez por dia, a bochecha e por dentro do lábio inferior.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário