10 áreas para seguir na Odontologia








Seja qual tenha sido o motivo que o levou a escolher a Odontologia, certamente, o ponto que todos almejam chegar traduz-se em sucesso.

Antes de a profissão chegar ao Brasil, já no fim do século 19, os "dentistas" de então eram os barbeiros. Não existiam equipamentos sofisticados, a preocupação com uma superesterilização nem mesmo anestesia. O único instrumento de trabalho era um alicate, e o tratamento se resumia a arrancar dentes.

De lá para cá, muita coisa mudou na profissão. Hoje em dia, em vez de extrair os dentes, a preocupação do cirurgião-dentista é a de mantê-los intactos e saudáveis. O profissional também pode se especializar áreas específicas, como cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (malformação dos ossos do rosto), ortondotia (que corrige a arcada dentária com o auxílio de aparelhos ortodônticos) e periodontia (trata doenças que surgem na gengiva).

O grande segredo dessa profissão é estar sempre disposto a se manter atualizado sobre as novidades que surgem no mercado. Confira alguns cursos que podem ajudá-lo nessa missão, se você pretende seguir a carreira:

Câncer Bucal
Tem como objetivo conscientizar o profissional a respeito do câncer bucal, abordando suas características, modos de prevenção, diagnóstico e fatores de risco.

Cirurgia de Dentes Inclusos
Dá ao profissional o conhecimento sobre etiologia/diagnóstico das retenções dentárias, indicações e contraindicações do tratamento cirúrgico, fatores que dificultam a remoção, técnicas cirúrgicas, entre outros tópicos.

Estética do Tratamento Periodontal
Trata dos aspectos estéticos do periodonto, estuda as recessões marginais e apresenta técnicas cirúrgicas básicas e avançadas.

Farmacogenética
Dirigido aos profissionais de saúde, aborda o conceito de farmacogenética, sua evolução e sua aplicação nos tratamentos.

Tratamento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais
O dentista deve estar preparado para lidar com todo tipo de paciente, inclusive aqueles com problemas de saúde, tais como fissuras, oncológicos ou HIV positivos, que requerem procedimentos diferenciados.

Hepatites Virais e HIV: um foco para dentistas
Aborda questões como o conceito de hepatite, tipos de hepatite por vírus, hepatites A/B/C, HIV/aids, lesões bucais relacionadas à aids e importantes aspectos para o atendimento a pacientes com HIV/aids.

Saúde Bucal do Idoso
Curso que aborda as formas mais apropriadas para realizar exame físico em idosos, prótese e implante na terceira idade e farmacologia no paciente nessa faixa etária.

Saúde Bucal da Gestante e do Bebê
Ensina às mães a manter a saúde bucal de seu bebê e a responder a questões como dentição, uso da chupeta e hábitos de sucção.

Lesões Bucais na Infância
Trata sobre o diagnóstico bucal, as lesões fundamentais, as alterações de desenvolvimento e as síndromes na infância.

Radiologia Odontológica
Oferece informações para a realização de radiografias com qualidade para o diagnóstico de algumas das principais patologias e defeitos ortodônticos.
 



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário