Sabendo mais sobre o tratamento de canal







O tratamento de canal é um procedimento corriqueiro nos consultórios dos dentistas, mas é preciso procurar um profissional capacitado para o problema não se tornar ainda pior.

A especialidade odontológica responsável pelas doenças da polpa ("nervo do dente") se chama Endodontia. A Endodontia é a especialidade odontológica responsável por tratar das doenças da polpa ("nervo do dente") e dos tecidos que envolvem a ponta da raiz do dente. É este especialista que deve ser procurado quando um tratamento mais específico é necessário.

Existem três situações em que o dente pode precisar de canal: cárie ou doença na gengiva graves com morte da polpa e inflamação; como tratamento preventivo se um dente for receber uma coroa, e em casos de trauma.

No tratamento de canal, é necessário remover a polpa que, quando danificada, infeccionada ou morta, precisa ser retirada. Após essa remoção e limpeza o canal deve ser selado para que a contaminação não aconteça novamente. Em alguns casos também pode ser necessário se fazer uma cirurgia endodôntica.

Existem quatro motivos básicos para o insucesso do tratamento de canal: profissional não capacitado, anatomia complexa, bactérias super resistentes  e fratura na raiz.

A cirurgia retira a ponta da raiz, cerca de 3 a 4 mm finais, que é onde acontecem os maiores problemas e onde a anatomia é mais complexa. Esse procedimento só é indicado quando todas as possibilidades de tratamentos convencionais já foram testadas.

A falta de tratamento do canal de um dente com a polpa já comprometida pode causar diversos problemas, o mais grave sendo os abscessos. Casos mais graves de abscesso, dependendo de onde ele se instala e do sistema imunológico do paciente, pode levar até á morte, pela formação de um evento chamado 'Angina de Ludwig', uma infecção no assoalho da boca.

As visitas periódicas ao dentista podem prevenir um tratamento de canal, já que o diagnóstico precoce de uma cárie é de extrema importância. Assim como os cuida



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário