Como limpar minha prótese dentária









Não use creme dental comum para limpar sua prótese. Use um sabonete de glicerina neutro ou um produto específico para limpeza de dentaduras. A limpeza deverá ser feita segurando-a com firmeza, tanto internamente quanto externamente. O ideal é tapar a pia, colocar um pouco de água e limpar sobre ela, pois se a prótese escorregar cairá sobre a água e não se quebrará. Uma escova de cerdas macias é recomendável para evitar arranhar e desgastar a resina. Não se esqueça de escovar também a língua, pois os restos alimentares que ficam sobre ela são uma das maiores causas de mau hálito!

Uso pastilhas efervescentes para a limpeza de dentadura, elas realmente limpam?


A liberação do oxigênio das pastilhas ajuda na remoção de restos alimentares contidos nas próteses, mas pesquisas indicam que para serem eficientes é preciso deixá-las mergulhadas durante um tempo muito maior do que os fabricantes recomendam: de 6 a 8 horas.

Desgastei a minha dentadura aonde machucava e agora ela está mais solta, o que devo fazer?

Nunca,  em hipótese alguma,  desgaste a sua dentadura, você poderá desgastar no lugar errado e ela perderá toda pressão comprometendo todo o trabalho. Somente o dentista pode realizar os desgastes necessários.

Devo dormir com a dentadura?
É recomendável dormir sem elas,  se não for possível procure tirá-las algumas horas durante o dia para dar um "descanso" para a gengiva e faça uma massagem suave com a ponta do dedo por alguns minutos no céu da boca e em toda a gengiva, para ativar a circulação sanguínea e remover as células mortas. Se você remover durante a noite ela deve permanecer imersa em solução limpadora, se não, deve ficar fora da água.

Coloquei dentaduras novas e estou com dificuldade de falar algumas palavras, isso é normal?

Dificuldades com a pronúncia de algumas palavras durante algum tempo na troca por próteses  novas é normal, mas também pode ser problema da prótese, como por exemplo a resina do céu da boca ter ficado muito espessa, erro na posição dos dentes da frente, etc.

Ao receber minha prótese nova, joguei a velha fora, fiz bem?

Nunca se desfaça de suas próteses antigas, você poderá precisar delas no caso de consertos ou readaptações de sua prótese nova. As próteses antigas também servem para o dentista avaliar e ajudá-lo no planejamento da futura prótese.

De quanto em quanto tempo uma pessoa que usa dentadura deve ir ao dentista?

É importante um retorno a cada 6 meses para observação da gengiva, da mordida e da observação da higiene da prótese, e em todos os casos de fraturas da prótese, dores e inflamações ou aumento de volume da gengiva.

Quanto dura uma dentadura?

As próteses devem ser trocadas ou readaptadas normalmente depois de 4 ANOS, mas sempre com avaliações semestrais do dentista, pois cada caso é diferente do outro. Usar uma prótese por muitos anos sem readaptá-la pode levar a uma rápida perda do osso.

Publicada em 03/07/14 e revisada em 29/10/20




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário