Estresse crônico aumenta risco de doenças periodontais







Pessoas que sofrem com o estresse crônico – especialmente cuidadores de pessoas com problemas de saúde física ou mental sérias, por exemplo – devem tomar muito cuidado com sua saúde bucal.

Um estudo brasileiro, publicado no periódico científicoJournal of Periodontology, e que acompanhou um grupo de mais de 250 pessoas – dos quais quase 50% eram cuidadores –, sugere que o aumento dos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, seja associado ao aumento de placas bacterianas e consequente sangramento gengival em adultos (a chamada gengivite).

"Nós observamos que o estresse psicológico é um indicador do risco do aumento da incidência da gengivite", diz Fernando Hugo, pesquisador da Faculdade de Odontologia da Unicamp de Piracicaba, a partir da comparação dos dados coletados entre os indivíduos que estavam envolvidos nos cuidados de pessoas próximas e outros que não estavam envolvidos com esse tipo de atividade. "Os resultados indicam o impacto dos fatores psicossociais causados pelo estresse crônico e que podem levar à complicação de algumas funções biológicas."

O estudo indicou que o estresse também pode contribuir para uma baixa higiene bucal. Há diversas ações ligadas à higiene bucal que podem contribuir para proteger a boca do acúmulo de placa e gengivite, mas, por algum motivo, o estresse sofrido pelos cuidadores – um grupo sabidamente exposto a altos níveis de estresse, especialmente quando o indivíduo cuidado sofre de demência – contribui para um sentimento de desinteresse com essa higiene. "Nesse ponto ainda precisamos entender melhor o que leva indivíduos estressados a essa perda de interesse ou negligência pela própria saúde bucal", diz Hugo.

com informações da The American Academy of Periodontology (AAP)




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário