Cáries provocam 93% da perda de dentes dos adolescentes brasileiros




A cárie existe há pelo menos 500 mil anos é provocada por bactérias acumuladas pela má higienização e pela dieta inadequada (doces, balas, chocolates e refrigerantes). Estes dois fatores alteram o equilíbrio da boca, provocando buracos nos dentes que, se não forem tratados, provocam a perda dos mesmos.

 

As mães não costumam perceber que a cárie é transmissível e infecciosa e pode ser removida com cuidados simples como o uso da escova, pasta e fio dental. Um estudo da UFSC - Universidade Federal de Santa Catariana publicado na "Revista de Saúde Pública" garante que  40% dos adolescentes do Brasil, (15 e 19 anos), já perderam ao menos um dente e, em 93% das incidências, a cárie foi à responsável.

 

O dr. Sidnei Goldmann, dentista e especialista em implantondontia, alerta: "a perda de um dente pode implicar em diversos problemas para a saúde, como por exemplo: comprometer a mastigação, afetar a estética, causar periodontite (inflamação), além de desestruturar toda a dentição da mandíbula".

 

Veja as dicas que o dentista oferece para evitar a perda dos dentes:

 

·         Escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia.

·         Escovar a gengiva e a língua.

·         Fazer a limpeza nos dentes após comer qualquer alimento, principalmente na escovação noturna. À noite, as bactérias são mais ativas, pois a salivação que ajuda na limpeza é menos intensa.

·         Evitar alimentos que contenham açúcar.

·         Tomar cuidado com certos antibióticos.

·         Fio dental ajuda evitar cárie entre os dentes.

·         Usar pasta de dente com flúor.

·         Visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano para fazer limpeza da boca e aplicação de flúor.



Os melhores celulares e cameras digitais  por preços excelentes.


Comente:

Nenhum comentário