O que é protética e protesista




A protética é um ramo ligado à odontologia que está relacionada à produção de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos. A prótese tem a finalidade de substituição de elementos (dentes) ausentes na arcada dentária com intuito funcional, para auxiliar na mastigação, ou estético, para que o paciente possa voltar a sorrir sem constrangimentos.

Este tipo de substituição dentária se dá principalmente por meio de confecção de próteses fixas (coroas e pontes) ou próteses removíveis (dentadura e prótese parcial removível). O nome do profissional que atua nessa área é o Técnico em Prótese Dentária, embora seja mais conhecido popularmente como protético.É uma área técnica que presta serviço para o cirurgião- dentista e não pode atender diretamente o paciente.

Protesista é o profissional que executa o trabalho de confecção de próteses, desde a tomada (obtenção) das medidas do usuário, elaboração de moldes em gesso, confecção, prova e entrega das próteses ortopédicas. Diferente do protético, o protesista atua diretamente com o paciente, diagnosticando e requisitando os componentes protéticos.

Comente:

Nenhum comentário