A Odontologia Cosmética transforma sorrisos e eleva a autoestima





O mundo globalizado está repleto de pessoas exigentes. A evolução tecnológica tem sido cada vez mais rápida, e as pessoas não só almejam mais, como querem alcançar seus objetivos em um curto espaço de tempo.

Além disso, as relações interpessoais são decisivas no mundo dos negócios, o que motiva a busca por um visual mais agradável aos olhos de si e do outro. Dentro desse contexto, um belo sorriso torna-se muito importante, pois é capaz de elevar a autoestima de um indivíduo, transmitindo confiança e personalidade àqueles que estão ao seu redor. 

É necessário entender que o conceito de estética, apesar de relativo, está associado às palavras harmonia e costume. A cultura brasileira é considerada uma das que mais cultua a beleza, e os dentistas brasileiros são considerados os segundos melhores do mundo (em uma pesquisa realizada no Canadá, os dentistas desse país foram os primeiros, seguidos dos brasileiros). No Brasil, um sorriso esteticamente agradável é aquele cujos dentes são claros e alinhados, emoldurados por uma discreta gengiva rósea, e com a predominância dos incisivos centrais (os dois dentes da frente), sendo estes ligeiramente mais compridos que os demais. Esse sorriso transmite sensação de saúde, jovialidade, personalidade, sensualidade e simpatia aos olhos de quem o vê, e isso é muito importante em uma realidade onde a inteligência emocional e a habilidade de relacionamento estão em voga. 

Existem, ainda, diferenças de gênero quando o assunto é sorriso. As mulheres possuem dentes mais arredondados e longos do que os homens, respeitando, é claro, os desgastes fisiológicos. A expectativa e a exigência das mulheres também são maiores, assim como o cuidado pessoal. Homens ou mulheres, o importante é harmonizar o sorriso com o formato do rosto, com a idade, com o tom de pele e com as características da personalidade.     

Para alcançar um sorriso belo e saudável, é necessário um tratamento multidisciplinar, uma vez que são várias as especialidades que compõem a odontologia estética. A finalização estética é, na realidade, a última etapa. É preciso primeiro diagnosticar, avaliar as possibilidades de tratamento, discutindo-as com cada paciente, planejar as técnicas a serem empregadas, para somente então restabelecer a saúde e a função e devolver a estética que a pessoa tanto procura. 

Sem dúvida alguma, um belo sorriso é capaz de salvar vidas, através da elevação da auto-estima. Por isso devemos investir na construção e na manutenção de um sorriso belo e saudável. 

Artigo de Dr. Maristela Maia Lobo


Comente:

Nenhum comentário