Odontologia para gestantes e bebês: A importância da prevenção








Sabemos que a melhor forma de manter a saúde em dia é com a prevenção. O monitoramento da saúde bucal é importante não apenas para o bebê como também para a gestante. Por isso, é orientado que os cuidados com a saúde bucal sejam iniciados durante a gestação.

Vale ressaltar que a gestação é um período em que os pais estão mais receptivos e estimulados para a introdução de bons hábitos. Durante o pré-natal odontológico é estabelecido linhas de condutas para guiar o futuro desenvolvimento do bebê e da sua saúde bucal. Além disso, são direcionadas ações que visam à preservação da saúde da gestante e prevenção de eventuais complicações, como o parto prematuro.

A consulta inicial do bebê deve ser realizada nos primeiros meses de vida. O Odontopediatra é o profissional capacitado para avaliar a saúde bucal e fazer as primeiras orientações sobre os cuidados que devem ser implementados, logo cedo, na rotina da criança.

Além disso, na consulta odontopediátrica, os pais e cuidadores são instruídos sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento orofacial, cuidados com a higiene bucal e controle da dieta, bem como sobre os malefícios que alguns hábitos podem ocasionar quando realizados de maneira indiscriminada, como o uso da chupeta, por exemplo. 

Dessa forma, ações preventivas e monitoramento constante podem impactar positivamente na qualidade de vida da criança e da família.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário