Palitar os dentes é recomendável?







 
Conheça 10 dicas para cuidar dos dentes e evitar doenças bucais | Euro  Elerati

Abominado pelas regras de etiqueta, o palito de dente acompanha a humanidade há centenas de anos. Porém, retirar restos de alimentos da boca com um objeto de madeira pontiagudo não traz benefícios para a saúde bucal. Um dos malefícios do uso é que, após tirar os maiores vestígios de alimento, a  pessoa não enxerga a sujeira em forma de placa bacteriana, e muitos acreditam que não precisam mais realizar a higiene. 

Nós devemos limpar os resíduos de alimentos, mas, principalmente, temos que combater as bactérias que se alojam tanto na parte inferior quanto superior da gengiva. Esses microrganismos só serão perceptíveis a olho nu quando já estiverem aglomerados nos dentes há quatro, cinco dias, e essa acumulação de bactérias propicia diversos problemas bucais.

Uma pessoa com anatomia bucal normal não há espaço para o palito entre os dentes, então, quando se usa o objeto, ele acaba machucando a gengiva. Em pessoas que já têm doença periodontal, é possível que o uso constante do palito cause danos também à raiz. Se a pessoa tem espaços entre os dentes, o uso intenso do palito pode aumentar essas distâncias por conta dos ligamentos periodontais que permitem essa mobilidade. Outro malefício é o risco de que o objeto quebre dentro da boca e algum vestígio fique alojado na gengiva, impedindo que o dente volte para sua posição de origem. Em casos mais extremos, o hábito pode provocar isquemia – diminuição do fluxo sanguíneo na região afetada –, ocasionando perda óssea e até a morte dos tecidos.

Para quem usa aparelho ortodôntico, o cuidado deve ser redobrado. O palito pode descolar os brackets e entortar os fios, prejudicando todo o tratamento. Em áreas com restaurações dentárias recentemente, o uso também é proibido, pois movimentos bruscos com o palito podem causar fraturas e infiltrações. A chance das restaurações provisórias se soltarem é muito grande.

Outro ponto negativo é que, na maioria dos casos, o mesmo palito é utilizado em vários dentes, e dessa forma as bactérias transitam dentro da boca. O palito pode ser 100% substituído pelo fio dental. Assim como pentear o cabelo e tomar banho, a utilização do fio dental deve ser uma rotina. 




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário