Saiba quais são os alimentos que ajudam a limpar os dentes






Escovar os dentes após cada refeição deve ser um hábito no nosso dia a dia se quisermos cultivar uma boa higiene bucal. Mas você sabia que alguns alimentos podem ajudar a manter uma boca mais saudável e ainda auxiliar na limpeza dos dentes? São os alimentos chamados de detergentes, pois eles limpam a superfície dos dentes durante a mastigação. Além disso, combatem cáries e removem a placa bacteriana.

Frutas como a maçã, a pera, o kiwi e a melancia possuem pouco açúcar e alto teor de fibras. Por isso, elas são consideradas exemplos de alimentos detergentes que limpam os dentes durante o consumo, como explica o Dr. Anderson Bernal, dentista especialista em estética e reabilitação oral. “O atrito decorrente do ato de mastigar ajuda a remover resíduos e bactérias. Além disso, a grande quantidade de fibras destes alimentos proporciona um considerável aumento na produção da saliva e elevam o PH da boca, o que reduz a acidez”.

Pepino, cenoura, acelga, aipo, nozes, castanhas, iogurte, queijo e o leite também desempenham essa função de limpeza bucal. Mas é preciso lembrar que esses alimentos não substituem a necessidade de escovar os dentes após as refeições. “É importante a escovação com fio dental e pasta com flúor, porque a fruta começa a se decompor e os ácidos começam a se formar na cavidade bucal, o que pode gerar cáries”, ressalta o Dr. Anderson Bernal.

Se você está em um local em que não pode escovar os dentes ou se esqueceu a sua escova em casa, saiba que os alimentos detergentes podem ser uma boa opção. “A maioria das pessoas não sabe, mas o efeito gerado pela maçã nos dentes é mais eficiente do que mascar um chiclete após as refeições. Os alimentos detergentes retiram restos de comida dos dentes, aliviam o hálito, ativam a salivação, e ainda ajudam na digestão”, revela Bernal.

Porém, é preciso ficar atento com alguns alimentos que são considerados vilões para uma boa saúde bucal. É o caso dos doces, balas, bolachas e sorvetes, que são ricos em açúcar. Esses alimentos fazem com que as bactérias existentes na nossa boca produzam ácidos que ajudam no aparecimento de cáries.

Os alimentos ácidos que não têm açúcar refinado também atingem o esmalte dos dentes e devem ser consumidos com moderação. Os refrigerantes são os grandes vilões nesse quesito, pois são ácidos e contêm muito açúcar. Frutas ácidas como o abacaxi, a laranja e o limão também não devem ser consumidas todos os dias. “É necessário diminuir o consumo de refrigerantes entre as refeições, aquele café adoçado de hora em hora, açúcar em qualquer suco de frutas, pois ele vai ter uma ação formadora de ácido e cáries”, recomenda Bernal.

Para ter uma perfeita saúde bucal, fique atento com a alimentação, escove os dentes após as refeições ou quando consumir algum doce ou alimentos ácidos. Além disso, não se esqueça de visitar o seu dentista regularmente!

Comente: