Saiba mais sobre a Retração gengival







https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj013n49v4_NuL9FwLrJngu8lpNR3OQhO01oTddEk5-T0BVFKqLyo7FyeJXFk2QZXBfvPoY0n4FhrCwOXen8tZh8Mw_S7VtyesuC6kzRCbSe6gzfQotgaaQL62baNovD6Oyr1hstLUChTaS/s1600/retra%C3%A7%C3%A3o2.jpg

 A retração gengival é uma alteração muito comum na população, principalmente em idosos. Esse problema pode afetar um ou mais dentes e causa sensibilidade, dificuldade de higienização, comprometimento estético e maior suscetibilidade a cáries.

 Chamamos de retração gengival a situação em que a gengiva não está "colada" na região da coroa do dente, mas numa posição abaixo dessa linha, deixando assim uma área de raiz exposta.

Leia o Chakalat Saúde - Sua Saúde

A retração pode acontecer por vários motivos. Em todos os casos a inflamação gengival estará presente no processo. O biofilme (placa bacteriana) também participa de maneira importante. O acúmulo de biofilme provoca a inflamação da gengiva, que evolui para gengivite, que pode evoluir para periodontite, com consequências sérias como perda óssea, além da retração.



Chamamos de retração gengival a situação em que a gengiva não está "colada" na região da coroa do dente

Existem outros motivos que podem levar a gengiva a ficar retraída. Vejamos alguns exemplos:

Trauma oclusal

A relação entre trauma oclusal e retração gengival é um assunto polêmico em periodontia. Os trabalhos científicos são controversos, mas as observações clínicas mostram que, quando a força oclusal (o modo como o dente faz contato com outro dente) é excessiva, a retração gengival ocorre na mesma região. Quando observamos a retração localizada em apenas um dente, é comum encontrarmos a causa do trauma no dente oposto.

Piercing

Temos vistos alguns casos de retração pelo trauma do piercing sobre a gengiva. O atrito do metal na gengiva provoca uma inflamação que pode causar a retração.

Tratamento ortodôntico

O atrito do piercing na gengiva provoca uma inflamação que pode causar a retração.

Durante o tratamento ortodôntico, a dificuldade de higiene é maior e facilita o acumulo de biofilme. É necessário seguir o controle e orientação do profissional responsável pelo tratamento.

Trauma mecânico pela higienização bucal

A técnica errada e a força exagerada na escovação podem resultar em um trauma repetitivo. Este trauma leva à inflamação crônica que desencadeia o processo da retração. Verifique com seu dentista se a sua técnica de escovação está correta.

Mas e depois que a gengiva está retraída, o que fazer?

Em primeiro lugar, buscar ajuda de um profissional para encontrar as causas . Depois, seguir suas orientações para que a retração não progrida, uma vez que a gengiva não retornará a posição inicial. Evitar a progressão do problema só será possível por meio de uma cirurgia plástica gengival. É um trabalho feito por especialistas e com resultados muito bons. O sucesso desse tratamento depende da correta indicação e execução das técnicas cirúrgicas e do cuidado do paciente para a manutenção da saúde gengival.

Melhor mesmo é prevenir antes que o problema aconteça ou prossiga. Como?

Observe que em todos os casos a doença começa com uma pequena inflamação, um pequeno sangramento. Esse é o momento de agir. Esse é momento de procurar um dentista para resolver isso rapidamente para evitar que a retração aconteça. Prevenir pode ser simples assim...




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário