Café, pão e bebidas alcoólicas; veja os piores alimentos para os dentes







Todo mundo sabe a receita para manter os dentes saudáveis e brancos: escovação regular, fio dental e enxaguante. Mas a alimentação também pode contribuir para o desgaste da saúde bucal. Por isso, o site Huffington Post listou os sete piores alimentos para os dentes. Confira a seguir.

Frutas secas: enquanto as frutas fazem bem para os dentes, a versão seca é pegajosa e rica em açúcar, provocando efeito contrário. Além de grudar nos dentes com facilidade, o açúcar alimenta as bactérias presentes na boca e pode causar erosão dentária. "Isso não quer dizer que as pessoas não devem comê-las, mas é importante escovar os dentes em seguida", disse Joy Dubost, porta-voz da Academia Americana de Nutrição.

Bebidas açucaradas: este tipo de bebida, como refrigerantes e energéticos, são nocivas à saúde dentária quando ingeridas constantemente. "Se eu beber a cada 20 minutos, meus dentes  recebem com frequência uma camada de ácido", disse Matt Messina, da Associação Americana de Dentistas. "Então é melhor beber tudo de uma vez do que petiscar ou beber ao longo de uma refeição", aconselhou.

Balas duras: pela mesma razão que os refrigerantes, balas contêm açúcar e, quando duras, permanecem na boca por muito tempo, o que prejudica a saúde bucal.

Bebidas alcoólicas: você pode não perceber, mas o álcool é ruim para os dentes. A bebida diminui a produção de saliva, responsável por remover particular de alimentos e proporcionar uma proteção contra o ácido. "A pele da boca é muito delicada e o álcool é corrosivo para as gengivas, bochechas e pele. Ele pode afetar as células do tecido, e é por isso que as pessoas que bebem muito têm uma chance maior de desenvolver câncer na boca ou garganta", justificou o dentista Parimal Nagjee, de Bervely Hills.

Alimentos cítricos: alimentos  ácidos, como frutas cítricas e tomate, podem causar cárie, especialmente quando consumidos isoladamente. O ideal é escovar os dentes logo após o consumo.

Alimentos ricos em amido: alimentos como batata, pão e macarrão ficam presos com facilidade nos dentes. Isso alimenta as bactérias e colabora para o surgimento de cárie.

Café: a bebida não só contribui para um sorriso amarelado, como torna os dentes mais pegajosos, o que facilita o acúmulo de alimentos na boca.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário