Saiba mais sobre a Periodontia e sua atuação








A Periodontia é a área da Odontologia que trata as doenças da gengiva, visando a prevenção às doenças e, se estas já estiverem instaladas, devolver a saúde aos Pacientes. Inúmeras doenças podem ser agravadas pelas doenças da gengiva, como o Diabetes, problemas cardíacos, etc..

Gengiva saudável

A gengiva saudável é firme, cor de rosa coral, não sangra facilmente e cobre toda a raiz do dente. Os dentes estão bem presos e o osso de suporte e as fibras do ligamento (que unem o dente, a gengiva e o osso de suporte) estão saudáveis (Figura 1).

Gengiva saudável

Gengivite e Doença Periodontal

Sua gengiva sangra? O sangramento gengival é um indício importante, que indica que algo de errado provavelmente está acontecendo. Tanto a gengivite como a periodontite são doenças causadas pela presença da placa bacteriana no espaço entre o dente e a gengiva e são caracterizadas por vários sinais, dentre eles o sangramento. Ou seja, sempre que o sangramento gengival ocorrer, deve ser um sinal de alerta, e se ele permanecer ocorrendo, sua causa deve ser investigada e tratada em breve. Outro detalhe importante é que tanto a gengivite como a periodontite podem provocar a alteração no odor do hálito.

Gengivite

A gengivite é o estágio inicial dessa doença e quando não tratada pode evoluir para uma forma mais grave, que é a periodontite. Na gengivite, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica vermelha e inchada, podendo ocorrer sangramento quando tocada (Figura 2). Entretanto, o osso de suporte e as fibras do ligamento não sofreram nenhum dano.

Gengivite

Periodontite

Além dos sinais da gengivite, como o sangramento, na periodontite inicial, o principal sinal é o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal, ou seja, um espaço entre o dente e a gengiva, que significa a perda das estruturas ao redor do dente, como o osso de suporte e as fibras do ligamento (Figura 3).

Periodontite

Entretanto, se a periodontite não for tratada no estágio inicial, a bolsa ficará profunda e a gengiva afastada em relação ao dente (periodontite avançada). Se a perda óssea for muito grande, o dente ficará com mobilidade e, dependendo da quantidade de osso perdido, pode ser indicada a extração do dente (Figura 4).

Periodontite avançada

A prevenção e a conscientização do Paciente constituem o melhor método para evitar estas doenças. O controle mecânico diário da placa bacteriana, por meio de uma técnica correta de higiene bucal, com escova dentes, fio dental e escovas especiais para uma higiene avançada, quando necessárias, são suficientes para manter a gengiva e os dentes em condição de saúde e inclusive reverter os episódios de gengivite.

Tanto o tratamento da gengivite quanto o da doença periodontal requerem a motivação do paciente e técnicas corretas e adequadas de higiene bucal.

Tratar a periodontite significa basicamente diagnosticar e estabilizar a doença por meio de sessões de raspagem para remoção de tártaro, preferencialmente, sempre realizado por um especialista (periodontista). O controle de placa realizado pelo paciente, através de uma minuciosa higiene bucal, é essencial e tem fundamental importância no sucesso do tratamento da doença periodontal, e na manutenção dos resultados.

Em nossa clínica damos uma atenção toda especial para esta etapa, onde o paciente aprenderá a técnica de escovação correta, utilizando escovas totalmente adequadas ao seu caso. O paciente realmente terá a certeza que aprendeu a escovar corretamente os dentes, o que será demonstrado através do controle de placa que realizamos com corantes de placa bacteriana, que revelam como está a escovação do paciente.

Além disso, estudos comprovam que a presença da saburra lingual pode agravar e perpetuar a doença periodontal. Em nossa clínica, especializada no tratamento da Halitose, desenvolvemos produtos e técnicas específicas para a limpeza da língua.
Isso possibilitará promover uma técnica de limpeza da língua adequada a cada caso, possíbilitando o controle satisfatório da saburra lingual, o que será fundamental tanto no tratamento e controle da doença periodontal como também no da halitose.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário