Doenças bucais podem comprometer sua saúde








Você sabia que sua saúde bucal mantém relação direta com sua saúde geral?

Muito se tem pesquisado sobre a inter-relação entre as doenças de origem odontológica e a saúde do paciente. A influência que patologias como a doença periodontal tem sobre outras patologias sistêmicas, tem recebido cada vez mais atenção de profissionais da área da saúde, sendo freqüente alvo dos recentes estudos recebendo assim a classificação de Medicina Periodontal.

A falta de higiene bucal leva ao acúmulo de placa bacteriana (biofilme) sobre os dentes. Este biofilme pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças na boca dos pacientes, sendo as mais frequentes cáries e doença periodontal (inflamação de gengiva). 

A doença periodontal ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes.

Esta placa, cada vez mais, vai penetrando no espaço entre dente e gengiva, e as bactérias, ali presentes, irão irritar a gengiva local caindo em sua corrente sanguínea.

A partir do momento que elas entram na corrente sanguínea gengival desencadeiam um processo infeccioso e estimulam nosso organismo a desenvolver um processo inflamatório concomitantemente.

Há alguns anos diversos pesquisadores vêm procurando saber qual a influência que estas doenças bucais poderiam ter sobre nossa saúde geral.

Pesquisas como as de Grossi, em 1996, Offenbacher, em 1998 e Wehba, em 2001 comprovam que a relação entre a saúde geral e a saúde bucal é muito mais estreita do que pensamos. 

"É nosso estado de saúde que nos capacita a levar uma vida social e economicamente produtiva."

Estes pesquisadores, entre outros, conseguiram avaliar alguns fatos importantes, como:

- Pacientes grávidas que apresentavam doenças gengivais em grau avançado poderiam apresentar partos prematuros e nascimento de bebês com baixo peso.

- Pacientes diabéticos com inflamações gengivais podem apresentar maior dificuldade em controlar seus níveis de açúcar no sangue, e por outro lado, pacientes diabéticos com baixo controle de seu açúcar no sangue apresentam maior chance em desenvolver doença periodontal. 

  • Pacientes com problemas cardíacos podem ter este problema agravado (como inflamação do músculo cardíaco) devido à presença de inflamações e infecções bucais.
  • Como podemos ver, nossa saúde começa pela boca! Se não cuidamos da boca por aí começa nossa falta de cuidado com a saúde geral.
  • Sorria mais e seja feliz.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário