Alimentos que mancham os dentes





Basta tomar um café ou comer uma salada de beterrabas — pigmentos presentes na bebida ou na hortaliça logo, logo impregnam a superfície dos dentes. Com o tempo — e uma higiene bucal inadequada —, tanta tinta dá origem a manchas na dentição ou escurece literalmente o sorriso. Não à toa. Qualquer comida dotada de pigmentação intensa pode provocar essa chateação. "Molhos de soja, refrigerantes à base de cola e sucos coloridos artificialmente estão entre os que mais mancham", afirma o dentista carioca Alexandre Cardoso, da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral. "Quando o esmalte dentário já se encontra mais desgastado, surgem microporos que permitem a deposição de pigmentos sobre os dentes", explica Cardoso. Assim, a idade ou o péssimo hábito de exagerar nos doces podem contribuir para o surgimento desses buraquinhos que patrocinam esse atentado à estética.

Para minimizar o problema, o especialista recomenda fazer bochechos com água logo após a ingestão de certos alimentos e bebidas. Isso ajuda a eliminar o excesso de substâncias capazes de tingir os dentes. Mais tarde, porém, não deixe de investir na escova e no fio dental para garantir a limpeza completa. Lembre-se apenas de que, depois de ingerir algo ácido e rico em pigmentos — como uma taça de vinho tinto —, o melhor a fazer é esperar cerca de uma hora para realizar a escovação. Dessa forma, evita-se um maior desgaste do esmalte que protege os dentes.

Há também quem desconfie que vegetais aparentemente inofensivos, como a alface, já abrigariam substâncias que povoam de manchinhas a dentição. "Mas isso não se compara ao risco oferecido pelo café", compara Cardoso. O problema dessa bebida, aliás, é que seus amantes a degustam o dia inteiro. E é improvável que, a cada gole, corram ao banheiro para lavar a boca. Não por acaso, quem mantém esse costume por anos e anos fica com os dentes amarelos ou até enegrecidos. O conselho, portanto, é maneirar no seu consumo e enxaguar a boca sempre depois de saboreá-lo. O mesmo recado vale par os refrigerantes que, além de cheios de corantes, são ácidos e danificam o esmalte dental.

Não é preciso excluir alimentos que marcam presença no seu cardápio, sobretudo os saudáveis como a beterraba. O fundamental é higienizar os dentes após as refeições — inclusive depois do lanche da tarde — e conservá-los firmes e fortes para afastar de manchas a encrencas mais sérias. E, claro, não deixe de visitar o dentista a cada seis meses.



Comente:

Nenhum comentário