Saiba se o fio dental deve ser passado antes ou depois da escovação







Há quem prefira passar o fio dental antes de escovar os dentes, outros passam depois da escovação, e há, ainda, aqueles que esquecem completamente dessa etapa da higiene bucal. O perigo é deixar acumular restos de alimentos entre os dentes, naqueles espaços tão apertados que só o fio dental consegue chegar. Foto: Shutterstock

Há quem prefira passar o fio dental antes de escovar os dentes, outros passam depois da escovação, e há, ainda, aqueles que esquecem completamente dessa etapa da higiene bucal. O perigo é deixar acumular restos de alimentos entre os dentes, naqueles espaços tão apertados que só o fio dental consegue chegar.
Foto: Shutterstock

 

Há quem prefira passar o fio dental antes de escovar os dentes, outros passam depois da escovação, e há, ainda, aqueles que esquecem completamente dessa etapa da higiene bucal. O perigo é deixar acumular restos de alimentos entre os dentes, naqueles espaços tão apertados que só o fio dental consegue chegar. Para tirar dúvidas sobre esse poderoso aliado da boca saudável, a dentista Carla Moruzzi explica qual é a melhor forma de tirar proveito do fio dental.
 
O fio dental deve ser passado antes ou depois da escovação?  
Há quem prefira utilizar o fio dental antes da escovação para não ter que escovar os dentes duas vezes. Isso porque sempre que passamos o fio dental deslocamos parte da sujeira, que precisa ser removida com a escova.
 
O fio deve ser usado todas as vezes que for escovar os dentes?  
Sim, pois a escova não limpa entre os dentes. A limpeza com o fio dental é essencial para remover a placa e evitar problemas na gengiva.
 
Entre o fio dental e a escova interdental, o que é mais eficaz? 
A escova interdental tem indicação específica. Normalmente, é utilizada em pacientes com próteses, perda óssea ou grandes espaços entre os dentes. Situações nas quais o fio dental não é tão eficiente.
 
Há um tipo de fio dental mais recomendado? 
O melhor fio dental é aquele que o paciente melhor se adapta. Além da variação de sabores, as marcas apresentam produtos mais finos para pacientes com o contato entre os dentes mais justos.
 
Qual é o movimento correto para passar o fio dental?  
Movimento de engraxate: faça movimentos fortes contra o dente de cima para baixo (arcada superior) e de baixo para cima (arcada inferior) segurando o fio dental firmemente e movendo-o para fora da gengiva.
 
Passo a passo
1. Corte um pedaço de, aproximadamente, 45 cm de fio dental e enrole as extremidades em torno dos dedos.
2. Segure o fio entre o polegar e o dedo indicador. Deixe cerca de 2 cm de fio dental tensionado entre as mãos.
3. Passe o fio dental entre os dentes. Quando chegar a linha da gengiva, faça uma curva em forma de "C" ao redor do dente, certificando-se de chegar abaixo da linha da gengiva.
4. Faça movimentos de engraxate, deslizando o fio de cima para baixo - na arcada superior - e de baixo para cima - na arcada inferior. Repita várias vezes, entre cada dente, incluindo os dentes do fundo.
 
É normal que as gengivas sangrem no início do uso do fio dental. Mas depois da primeira semana, o sangramento deve parar. Caso isso não ocorra, procure um dentista.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário