Odontologia Desportiva em ação







Engana-se quem pensa que a Odontologia Desportiva se restringe ao estudo e indicação de protetores bucais. Embora não seja ainda uma especialidade inscrita no CFO, este campo de estudos já começa a dar provas do seu potencial.

No ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, um grupo de dentistas desportivos estão desenvolvendo um trabalho multidisciplinar de ponta, garantindo o melhor rendimento de nomes como Eder Jofre, bi-campeão mundial de boxe, Zequinha Barbosa, campeão pan-americano de atletismo, e muitos outros.

A história da Odontologia Desportiva no Brasil começou há pouco mais de seis anos, com o interesse de dois dentistas em conciliar a Odontologia e a Educação Física: os CDs José Carlos Teixeira Winther, dentista e professor de Educação Física, e César Augusto Bertini Donadio, especializado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, que se respaldava em sua experiência diária: no hospital em que trabalhava, os traumas desportivos correspondiam em número ao terceiro atendimento de traumas de face.

Outros dados, como o fato da respiração bucal diminuir em 22% o rendimento de um atleta e o entrave que representa para ele uma infecção bucal, apontavam para a importância da criação de uma área na Odontologia ligada à Educação Física. De posse desses conhecimentos e a partir da observação de vários esportes, principalmente as lutas marciais, surgiu a idéia de um primeiro curso sobre Odontologia Desportiva, realizado no ano passado em São Paulo.

Os bons resultados dessa primeira iniciativa chegaram até o CRO-SP. Seu presidente, o dr. Moacyr da Silva, sugeriu então a formação, dentro da entidade, de uma comissão de Odontologia Desportiva, cuja presidência ficou a cargo do dr. José Carlos Teixeira Winther. "Pouco tempo depois, recebemos o telefone de Éder Jofre, que queria conhecer o nosso trabalho", conta dr. César.

Mas os bons ventos não pararam de soprar. A importância e seriedade da nova proposta de assistência aos esportistas rendeu aos odontologistas desportivos um convite do secretário estadual de Esporte e Turismo de São Paulo, dr. Marcos Arbaitman, para que formassem o primeiro Centro de Odontologia Desportiva do Brasil no Ginásio Ibirapuera.

A criação da Associação Brasileira de Odontologia Desportiva (Abrodesp) foi a conseqüência natural do trabalho. Mas, apesar de criada e dirigida por dentistas, a associação tem um enfoque multidisciplinar. Participam hoje dela 54 profissionais, entre dentistas, médicos, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos. "Nosso objetivo é melhorar o rendimento do atleta a partir da melhora de sua saúde bucal", afirma o dr. César, presidente-fundador da Abrodesp.

Além de Éder Jofre e Zequinha Barbosa, os profissionais assistem a atletas como Maurren Maggi, campeã brasileira de salto triplo, George Arias, campeão brasileiro de Boxe e ainda Paulo Zorello e Francisco Veras: tri-campeão mundial e campeão pan-americano de kick-boxing. Recebem ainda atendimento os atletas da Seleção Olímpica de Boxe, de Handball Feminino e todos os atletas olímpicos do projeto Futuro do Ibirapuera.

As perspectivas

Por enquanto, é com o estudo e desenvolvimento de protetores bucais, úteis especialmente nos esportes de maior contato, que a Odontologia Desportiva vem se tornando conhecida. Mas o aumento da competitividade nos esportes certamente concorrerá para o seu reconhecimento como especialidade no futuro.

Grandes academias, clubes, federações e confederações esportivas são as áreas de atuação para esses novos profissionais, que devem atuar ainda na mediação de muitos esportes. "Em alguns casos, apenas o dentista pode dizer se o atleta tem ou não condições de continuar uma competição após um trauma", afirma o CD Carlos Ferrari, diretor científico da Abrodesp.

Para que a Odontologia Desportiva comece a se expandir, a Abrodesp pretende angariar profissionais e divulgar suas atividades e objetivos no meio odontológico, através de cursos, palestras e divulgação de trabalhos científicos. Outro objetivo da associação é tornar a Odontologia Desportiva matéria curricular nas faculdades. Com isso, a Abrodesp esperar gerar fontes de emprego para estes novos profissionais da área de Odontologia no meio esportivo.

Ainda não existem cursos de formação específicos de Odontologia Desportiva e são poucos os profissionais que dão palestras sobre o tema. No entanto, informações podem ser obtidas na Abrodesp, que também oferece suporte para todos os CROs do Brasil que tiverem interesse em montar uma Comissão de Odontologia Desportiva.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário