Passos para um sorriso brilhante





Uma boa higiene bucal é a condição essencial para manter um sorriso bonito e saudável durante toda a vida adulta. E todo cuidado é pouco para evitar o aparecimento de cáries e doenças gengivais, que podem ganham proporções elevadas e afetar a estética e a saúde bucal.

Durante toda sua vida de adulto é essencial que você continue a:

-  Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana.

-  Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva.

- Limitar a ingestão de açúcares e alimentos que contêm amido.

- Consulte seu dentista periodicamente para um exame profissional detalhado ou uma limpeza.

Mesmo escovando os dentes e usando fio dental regularmente, podem surgir problemas específicos de saúde bucal da idade adulta:

gengivite é um problema grave que deve ser tratado. Seus sintomas são gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis, com tendência ao sangramento durante a escovação.

No estágio avançado, a doença periodontal pode causar a perda dos dentes.

Estudos demonstram uma correlação entre a periodontite (uma doença da gengiva) e outras doenças, tais como: diabetes, cardiopatias, derrames e problemas respiratórios, dentre outros.

À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações e nas raízes dos dentes se tornam mais comuns. Daí a importância dos cuidados com a higiene serem redobrados.

Também a sensibilidade pode se tornar mais séria com o avançar da idade. A gengiva se retrai naturalmente expondo áreas não protegidas pelo esmalte. Essas áreas passam a apresentar sensibilidade na presença de alimentos gelados ou quentes.

Passos para um sorriso brilhante

1 - Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.

2 - Use fio dental diariamente.

3 - Limite o número de lanches ingeridos por dia.

4 - Visite seu dentista regularmente.



Comente:

Nenhum comentário