Aparelho Bucal inova no tratamento da apneia do sono





Uma das características mais marcantes dos brasileiros é a capacidade de inovar. Por conta disso, os dentistas Dr. Roberto Ito e Dr. Fausto Ito, pai e filho respectivamente, obtiveram a patente, no começo do ano, do Aparelho ITO® - Sistema Dinâmico de Ação, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O INPI é o órgão federal responsável por registros e concessão de patentes no território nacional. O pedido de patente de invenção (PI) do Aparelho ITO® utilizado para tratamento do ronco e apneia do sono, foi solicitado em abril 2000 e deferido 8 anos depois, em 22 de janeiro de 2008. Com isso os doutores passam a ser considerados os únicos no Brasil que fazem este trabalho com um aparelho totalmente original.

O desenvolvimento começou na década de 80, quando o Dr. Roberto Ito desenvolveu seu primeiro aparelho baseado no monobloco. Em 1999, o Dr. Fausto Ito, juntamente com seu pai, aprimoraram a técnica e entraram com pedido de patente no ano seguinte. Deste período até a conquista da patente o aparelho passou por várias modificações chegando ao modelo atual, o qual funciona de forma dinâmica, ou seja, sem restringir os movimentos da boca durante o sono e que, dentre outras características, facilita a adaptação do paciente.

Os estudos clínicos com o Aparelho ITO® por meio do exame do sono (polissonografia) antes e depois do uso do dispositivo, comprovaram a sua eficácia para tratamento do ronco e da apneia leve e moderada, as quais apresentam índices abaixo de 30 eventos por hora de sono. O Aparelho ITO® também foi capaz de reduzir significativamente os índices de apneia e hipopneia em pacientes com apneia grave que não se adaptaram ao CPAP - conhecida também como máscara nasal.

Segundo os dentistas, a conquista da patente vem coroar o esforço feito durante mais de 30 anos de estudos sobre aparelhos bucais com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com os distúrbios do sono.

Mais informações: www.roncoeapneiadosono.blogspot.com


Comente:

2 comentários

Dr. Fausto Ito disse...

Prezada Dani

Excelente matéria essa hein... rsrsrs.
Muito obrigado pela divulgação do nosso trabalho.
Se precisar de mais esclarecimentos sobre o assunto ou parcerias, por favor, entre em contato.
Um abraço.
Fausto Ito.

Dani Souto disse...

Esse blog que está a disposição para divulgação de trabalhos sérios e uteis. Abraço!