Odontologia do Trabalho - em foco: Uma visão holística da saúde do trabalhador








A frieza da objetividade científica e a busca pelo autoconhecimento do ser humano, têm levado a ciência a procurar respostas e a sinalizar de que estaríamos vivenciando um novo paradigma: Holístico (Holos do grego: Totalidade), onde tudo se interrelaciona, tudo é interdependente.
Pesquisa objetivou compreender este novo paradigma e a sua influência na saúde e no trabalho do homem atual. Através de um estudo descritivo e bibliográfico, idéias de totalidade e integralidade do ser foram incorporados inter-relacionando saúde geral com saúde bucal, observou-se novas propostas e conceitos referentes à visão holística dos profissionais de saúde especialmente de saúde bucal, para com os seus pacientes através da odontologia psicossomática, odontologia sistêmica e resgatando alguns conceitos da biocibernética bucal: os dentes e o espaço bucal interagem com as condições físicas, psíquicas, e sociais do paciente.
A obtenção da saúde a partir de uma visão holística nos faz enxergar uma comunhão, uma desfragmentação do saber (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade) em busca da totalidade do ser.
Essa proposta de integração dos recursos terapêuticos ocorre em especial no estudo da saúde do trabalhador, que reúnem profissionais das ciências médicas, tecnológicas, sociais e humanas, todos envolvidos no processo de conhecimento e estabelecimento da saúde total do trabalhador.
Propõe-se demonstrar a importância da contribuição do dentista na vida do seu paciente e mais especificamente na vida do trabalhador, trazendo benefícios para a sua saúde e da sua empresa, já que na visão holística tudo está interligado e a boca tem um papel fundamental no estabelecimento do equilíbrio geral do organismo e da vida.

Referência: Flávia Vargas Soares (ABOT– Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho).

 




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário