Oclusão







 


Oclusão é, basicamente, o ramo da odontologia que estuda as relações de mordida entre a arcada dentária superior e inferior. No entanto, a definição só está completa quando é considerada a relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do órgão mastigatório, dos quais, os dentes, as estruturas de suporte dos dentes, sistema neuromuscular, articulações temporomandibulares e esqueleto crâniofacial o constituem.

Os movimentos mandibulares são coordenados e diretamente ligados ao sistema neurológico, o que explica o deslocamento mandibular para um dos lados e mudança do eixo do corpo, em decorrência de interferências oclusais e contatos prematuros, por exemplo.

Estas condições podem provocar tensão, fadiga, hiperatividade, espasmos e dor nos músculos da mastigação e nos posturais da cabeça e pescoço enquanto a alteração oclusal não for corrigida.
Sabendo disso, pode-se notar a importância da oclusão para o sucesso dos tratamentos restauradores e/ou reabilitadores de reprodução dos movimentos mandibulares.




Espero que você tenha gostado da nossa abordagem. Veja essas Dicas para Profissionais:
  • Livros de Odontologia
  • Cursos online de Odontologia
  • Ebooks de Odontologia
  • Cursos online Biomateriais na Odontologia

  • Comente:

    Nenhum comentário